quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PAS09, o melhor festival da Península Ibérica?

Pois é, resolvi começar este texto com um dos chamarizes publicitários que se ouvia repetidamente durante o RBAR acerca do PAS09. Infelizmente, não passou disso mesmo… um chamariz.
Apesar da presença do Hawker Sea Fury (só aquele barulhinho do motor...ui...) e da Patrulha Aguila (obviamente não desfazendo todas as outras exibições que também estiveram presentes) considero na minha modesta opinião de entusiasta que este foi o PAS mais fraco que já assisti.

Lamentavelmente os tão prometidos P-51 Mustang , Antonov-2 e L-39 Albatros não estiveram presentes, o que só por estas falhas (desistências?) foram a desilusão de muitos dos entusiastas presentes.
Este ano criaram novamente uma zona para spotters, zona essa que só nos era favorável da parte da manhã, pois com a rotação do sol estaríamos em contra-luz da parte da tarde, sendo esta última a razão que nos levou a sair do Aeródromo para fotografar no exterior. E que grande ideia que tivemos! Domingo de tarde assistimos a todas as exibições com a luz a favor, e no caso da exibição dos Aguila estávamos mesmo de baixo deles! Imaginem só as fotos que deu! Brutal!
Mesmo com estas condições para fotografar o evento deixou muito a desejar... nem um avião comercial à semelhança das edições anteriores, e foi pena as exibições da FAP terem sido resumidas apenas às passagens dos F-16 e à demonstração dos Rotores de Portugal. Obviamente que não estou a desvalorizar estas exibições mas a FAP tem mais meios aéreos, e depois de ter assistido em Sintra à demonstração do P-3 e do C-295 acho que poderiam de futuro pensar em incluir um destes aviões nalguns dos eventos aeronáuticos nacionais.
Curioso foi a falta de presença dos Asas de Portugal. Circulavam alguns rumores pelo recinto acerca da sua não participação. Mas rumores valem o que valem.
Resumindo, valeu acima de tudo o convívio salutar com os amigos neste fim de semana prolongado… isso e a parte gastronómica! Outro dos pontos altos foi a exposição de fotografia da APEA que contou com a visita de ilustres visitantes: Smoke Wings, Rotores de Portugal, Patrulha Aguila, Esquadra de Helicópteros da Marinha, Vice Presidente da OGMA, coordenador da Embraer em Portugal, Presidente da Câmara Municipal de Évora, eu… ah pois, eu tinha lá fotos!
Vamos esperar que o próximo PAS volte à tradição das edições anteriores… mas a tradição já não é o que era…?


Sem comentários:

Enviar um comentário