segunda-feira, 11 de outubro de 2010

P-3C CUP Plus - O novo ORION

Realizou-se no passado dia 6 de Outubro na Base Aérea nº11, em Beja, a Cerimónia Oficial de Apresentação da Aeronave Lockheed P-3C CUP+.

A Cerimónia contou com a presença do Ministro da Desefa Nacional, o Dr. Augusto Santos Silva assim como do Chefe de Estado Maior da Força Aérea, o General Luís Araujo. Estiveram também presentes o Presidente da OGMA e o Vice-Presidente da Lockheed Martin. Todos chegaram de C-295.
A Força Aérea Portuguesa em 2005 adquiriu 5 P-3C à Marinha Holandesa os quais seriam os substitutos da frota de 6 P-3P que Portugal possuia até à data. Estas "novas" aeronaves vieram reforçar a louvável missão da Esquadra 601 "Lobos" que já conta com quase 25 anos e mais de 25.000 horas de voo!
A aeronave com nº de cauda 14810 é a primeira com o novo upgrade, seguindo se o P-3C nº 14809 que ainda está nos EUA. As restantes serão "transformadas" nas OGMA.

O P-3C CUP+ possui uma autonomia de 12 horas de voo (impressionante) com uma velocidade máxima de 405 nõs (720 Km/h) e uma velocidade de cruzeiro de 360 nós (650 km/h).
Ficam aqui algumas fotos da Cerimónia assim como algumas fotos da placa dos P-3.
Aproveito e deixo aqui o meu obrigado às Relações Públicas da Força Aérea por me terem dado a oportunidade de estar presente.

3 comentários:

  1. Excelente foto-reportagem!
    Aproveito para expressar o meu agradecimento pela cedência de fotos para o artigo do Walkarounds-CCADF resultante desta Apresentação.

    ResponderEliminar
  2. Exelente foto-report!!
    é com muito orgulho que trabalho na modernização dessas aeronaves. de facto, com esta modernização, os p.3c PtAF vao ser considerados os mais evoluidos do mundo...
    Contudo, tantos milhoes gastos na modernização, e eu ganho 600€ por mês a instalar esse emaranhado de cabos, fios e sistemas que integram esse avião..

    ResponderEliminar
  3. Pois é caro Carlos... vivemos num mundo injusto e há quem mereça ganhar mais e não ganha...

    ResponderEliminar