sexta-feira, 26 de junho de 2009

Estão ai os RUSSOS!!!

Numa conversa com um amigo, enquanto contava algumas histórias de como fotografei este ou aquele avião, surgiu-me a ideia de colocar aqui no blog algumas dessas histórias.
Conto aqui a pequena aventura que tive para fotografar um desses aviões, o Beriev 200.
Em 2006 esteve em Portugal um Beriev 200 para testes no combate a incêndios. Tive a sorte de o ver e fotografar em Monte Real em dia de base aberta. A única foto possível foi em contra-luz e ficou uma treta! Sempre fiquei na esperança de o poder fotografar em voo mas não seria nesse ano. A época dos incêndios acabou e o avião regressou à Rússia, ficando a promessa de um possível regresso no ano seguinte
Chega 2007 e regressa a Portugal não 1 mas sim 2 Beriev!
Logo de inicio tentei arranjar forma de fotografar os dois mas não sabia como. Ir a Monte Real onde estavam baseados estava fora questão, pois além de não poder entrar na base também não era opção ficar na cabeceira da pista à espera que descolassem. Sendo assim abandonei logo a ideia de os fotografar.
Um dia, já no fim da jornada de trabalho, estava à conversa no msn quando fiquei a saber que tinham aterrado no Aeroporto Francisco Sá Carneiro os 2 Berievs para reabastecerem depois de um dia de combate a um incêndio muito forte na zona norte. Ao início não acreditei mas eram várias as fontes que me diziam o mesmo. Nem pensei duas vezes… fui a casa buscar a máquina e meti-me no carro com o meu irmão ao volante e fomos literalmente “a voar” para o Aeroporto.
Quando cheguei ao local para fotografar, um dos dois spotters presentes apontava energicamente para a cabeceira da 35 onde já se podia ver um dos Berievs alinhado para a descolagem. Foi sair do carro, pegar na máquina e correr para cima de um pequeno monte para ficar acima da vedação. Uns segundos depois lá estava o 1º a rolar na pista e a fazer a rotação… fantástico! O obturador da máquina não parou desde o momento da descolagem até ele se afastar de nós… Minutos depois descolava o 2º… mais um rol de disparos! No fim perto de 90 fotos feitas em meia dúzia de minutos a dois aviões… e… objectivo cumprido.


3 comentários: