segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Operação LA VALLETTA

Neste fim de semana durante uma das regulares sessões fotográficas que faço pelo Porto, estava em conversa com um dos meus companheiros destas andanças e relembrava a viagem que fizemos à precisamente um ano a Malta. Foi então que me lembrei de colocar essa viagem aqui no blog (vá lá, só está com um ano de atraso!).
Como habitual tivemos de dar um nome à nossa "operação", desta feita e como se pode ler pelo titulo intitulamos esta viagem de Operação LA VALLETTA.


Saimos de Sá Carneiro na noite do dia 30 de Janeiro em direcção a Girona (B737-800 EI-DAK), onde ficamos umas valentes horas à espera do nosso voo para Malta!
Chegamos a Malta ao inicio da manhã do dia 31 (B737-800 EI-DYF) e dirigimo-nos logo para uma das paragens de autocarro para darmos inicio à nossa aventura! Começamos por ir para Valletta onde tem uma enorme rotunda de onde saem todos os autocarros para a ilha. Para quem gosta de autocarros antigos é um verdadeiro paraíso!

Aliás, o nosso meio de transporte durante a nossa estadia foi sempre o autocarro... para além de andarem por toda a ilha, o preço de cada viagem era baratíssimo... 0.47€ por viagem! Admito que antes de ir estive a trocar o meu dinheiro por moedas de propósito para as viagens! Não havia um autocarro igual, e todos eles eram "personalizados" pelos seus motoristas.

A minha primeira impressão sobre Malta não foi assim muito boa, cidades muito sujas, bastante poluição, estradas em péssimo estado e uns verdadeiros loucos ao volante! Mas mesmo assim... quero lá voltar!
A construção denota claramente uma influência do norte de África com cores de tom ocre e amarelos. Quanto à comida... bem... um dos meus maiores problemas quando viajo, mas desta vez fiquei surpreendido! Uma delícia! Comida mediterrânea! Massa de salmão, sopa de peixe, massada de polvo... qualquer coisa de fenomenal!

Claro que, não podiamos ir a Malta sem dar um pulinho ao Museu do Ar lá do sítio ( http://www.maltaaviationmuseum.com/ ), e... para um Museu pequeno tinha lá uma peças muito interessantes! Hurricane, Spitfire, G-91, DC-3, Vampire... o problema é que num dos hangares os aviões estão todos "amontoados"! Mesmo assim vale a pena visitar. Nesse dia acabamos por fazer amizade com um dos habiatantes da ilha e que era um grande entusiasta de aviação, o John. E porque é que falo nisto? Porque apanhamos uma valente seca no Museu com o nosso novo amigo! Tinhamos o nosso tempo contado mas graças ao John perdemos mais de uma hora! Mas admito que o senhor (já como so seus 70 e muito) era uma personagem muito simpática. Curioso, quando nos perguntou de onde vianhamos respondemos (obviamente) de Portugal e ele ficou a olhar para nós com cara de quem não sabia onde ficava! O nosso amigo John, um dos momentos mais hilariantes da nossa viagem!

No restante tempo que estivemos por lá ainda visitamos Sliema, Mdina, Rabat, Vittoriosa, Cospicua e Senglea.
Como brinde no último dia, no Aeroporto de Malta ainda conseguimos fotografar um An-124 da Antonov Design Bureau (pena ter sido através do vidro do avião... ficou uma treta).

Foram 3 dias excelentes que espero um dia voltar a repetir pois mesmo sendo uma ilha pequena ainda me faltou ver muita coisa.

1 comentário:

  1. Haaaa Malta... Já lá vai um ano?!
    Bem, o tempo não tirou beleza às tuas fotos. :)
    Parabéns!

    ResponderEliminar