segunda-feira, 11 de outubro de 2010

P-3C CUP Plus - O novo ORION

Realizou-se no passado dia 6 de Outubro na Base Aérea nº11, em Beja, a Cerimónia Oficial de Apresentação da Aeronave Lockheed P-3C CUP+.

A Cerimónia contou com a presença do Ministro da Desefa Nacional, o Dr. Augusto Santos Silva assim como do Chefe de Estado Maior da Força Aérea, o General Luís Araujo. Estiveram também presentes o Presidente da OGMA e o Vice-Presidente da Lockheed Martin. Todos chegaram de C-295.
A Força Aérea Portuguesa em 2005 adquiriu 5 P-3C à Marinha Holandesa os quais seriam os substitutos da frota de 6 P-3P que Portugal possuia até à data. Estas "novas" aeronaves vieram reforçar a louvável missão da Esquadra 601 "Lobos" que já conta com quase 25 anos e mais de 25.000 horas de voo!
A aeronave com nº de cauda 14810 é a primeira com o novo upgrade, seguindo se o P-3C nº 14809 que ainda está nos EUA. As restantes serão "transformadas" nas OGMA.

O P-3C CUP+ possui uma autonomia de 12 horas de voo (impressionante) com uma velocidade máxima de 405 nõs (720 Km/h) e uma velocidade de cruzeiro de 360 nós (650 km/h).
Ficam aqui algumas fotos da Cerimónia assim como algumas fotos da placa dos P-3.
Aproveito e deixo aqui o meu obrigado às Relações Públicas da Força Aérea por me terem dado a oportunidade de estar presente.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

"VELHO" conhecido

Já estava a tardar a visita de mais um Antonov ao Sá Carneiro!
Com chegada na noite de Domingo este "velho" visitante saiu esta manhã (por volta das 09h50) com voo marcado para o outro lado do Atlântico.
Fica aqui uma das fotos da descolagem deste monstro dos céus!

sábado, 2 de outubro de 2010

360º TOUR - U2 novamente em solo Lusitano

Uma das melhores bandas de música pop/rock dos últimos tempos chegou hoje ao Sá Carneiro por volta das 15h50 para dois concertos no Estádio CIdade de Coimbra.
Claro que não podia deixar de haver romaria para o Aeroporto!
Em primeiro chegaram num Citation da Netjets aqueles que vão fazer a abertura do concerto, os norte americanos Interpol.
Pouco depois chegam aqueles de que tanto estavamos à espera... os U2! A banda chegou num MD-83 da (já falida) Blue Line com títulos alusivos a esta banda irlandesa (http://pt.wikiperida.org/wiki/u2). Foi "curioso" o discurso entre a torre e o piloto do avião que trazia Bono e os seus parceiros... "Do you have de band on board?"... resposta do piloto "Yes we have!". Mas, para azar dos azares, a luz já estava mudar... nuvens a tapar o sol! E viva a lei de Murphy...

Mal o MD aterra a romaria muda de poiso e vamos todos para a cabeceira da 35 para fotografarmos a saída dos dois helicopteros que iriam levar a banda para Coimbra. Na foto seguinte não dá para ver muito bem (a 200mm é muito complicado) mas Bono (ou alguém muito parecido) ia na última janela do 1º helicoptero que descolou! Que dizer? MAGNIFICENT!!!