terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

É Carnaval... chegou o ARSENAL

Feriado de Carnaval e mais um saltinho ao Sá Carneiro. Para não variar foi mais uma das minhas visitas "de médico", desta feita ao fim da tarde para fotografar o B757 da TITAN AIRWAYS (G-ZAPX) que trazia alguns adeptos do Arsenal para o jogo da Liga dos Campeões que se realiza amanhã no estádio do Dragão.
Durante a manhã chegou também a equipa de futebol do Arsenal num B737 da VIKING, avião que infelizmente não tive hipotese de fotografar... e para juntar à festa, de manhã também esteve no APT um Antonov-12 (este não esteve cá por causa da bola).
Fica aqui a foto possível e espero que amanhã consiga fotografar (coisa que dúvido) a chegada dos restantes adeptos... já agora se não fôr pedir muito espero que o FCP ganhe o jogo!

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Secção EVENTOS no site já mexe!

Isto de ter um site dá o seu trabalho, e sempre que possível (ou quando há vontade) vou actualizando o mesmo. Hoje ficam disponíveis algumas galerias na secção de EVENTOS (www.smokeon.net/eventos.php).
Em breve começo a colocar fotos na secção FOTOGRAFIAS PUBLICADAS.
Espero que gostem.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Real THAW 2010

A Força Aérea Portuguesa realizou entre os dias 25 de Janeiro e 4 de Fevereiro o exercício Real Thaw 2010.

Este exercício planeado e conduzido pela FAP, contou com a participação de Forças Aéreas de outros países NATO que operaram a partir da Base Aérea nº 5 em Monte Real: Belgas e Dinamarqueses com F-16, Espanhóis com F-18 e um avião radar AWACS E3A da NATO (este último operando a partir da Base Aérea nº 11 em Beja).
A nível nacional tivemos a participação de: F-16 (Esq. 201 e 301), C130 Hercules (Esq. 501), o C-295 (Esq. 502), Alouette III (Esq. 552) e EH101 Merlin (Esq. 751).
Durante este exercício a Força Aérea criou dois spotter day/night dedicados ao entusiastas, possibilitando assim aos mesmos poderem estar presentes num exercício militar. Estes dias foram de inscrição limitada e eu tive a sorte de poder estar presente num dos dias.
Que dizer acerca do evento? Simplesmente FANTÁSTICO!!! As condições que nos foram oferecidas eram excelentes!!! Que me lembre acho que esta foi o melhor spotter day em que participei (em Portugal, pois até hoje de todos aonde tive a oportunidade de ir nenhum bate o de Múrcia em 2006), e a recepção feita aos entusiastas como sempre foi a melhor.
A pista em uso no dia em que estive presente era a 19 o que proporcionou com que a luz estivesse sempre no sítio certo... e que luz!



Durante cerca de 30 minutos assistimos à saída de mais ou menos 20 aeronaves: Merlin (descolou muito longe para poder fazer uma foto em condições), C-295 (16707), F-16 Portugueses (15101, 15103, 15104, 15110, 15112, 15113, 15119, 15122, 15125, 15128, 15129, 15138 e 15139) e Dinamarqueses (E007, E011, E075, E600, E606, E608, ET612 e ET614). Ainda tivemos o bónus de fotografar mais alguns F-16 que tinham saído de manhã numa missão e regressaram nessa tarde. Tivemos também a oportunidade de assistir à largada de pilotos no seu primeiro voo a solo, e aproveito e deixo aqui os meus parabéns a esses pilotos pelo feito alcançado! Dou também os parabéns à FAP pela oportunidade dada ao spotters e espero que se possa proporcionar por muitas mais vezes.
Tive pena de não ter ficado para o spotting nocturno mas questões de última hora fizeram-me regressar mais cedo a casa. Oportunidades por certo não irão faltar.
Em suma, foi uma tarde muito bem passada na companhia de amigos rodeado de "fugareiros" e com mais uns "valentes gigas" de fotos! (em breve estarão disponiveis em http://www.smokeon.net/ no tópico EVENTOS)
Fica aqui a minha foto de despedida do spotter day (à mão a F2.8 e com 3200ISO... pena o ruído digital).

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Operação LA VALLETTA

Neste fim de semana durante uma das regulares sessões fotográficas que faço pelo Porto, estava em conversa com um dos meus companheiros destas andanças e relembrava a viagem que fizemos à precisamente um ano a Malta. Foi então que me lembrei de colocar essa viagem aqui no blog (vá lá, só está com um ano de atraso!).
Como habitual tivemos de dar um nome à nossa "operação", desta feita e como se pode ler pelo titulo intitulamos esta viagem de Operação LA VALLETTA.


Saimos de Sá Carneiro na noite do dia 30 de Janeiro em direcção a Girona (B737-800 EI-DAK), onde ficamos umas valentes horas à espera do nosso voo para Malta!
Chegamos a Malta ao inicio da manhã do dia 31 (B737-800 EI-DYF) e dirigimo-nos logo para uma das paragens de autocarro para darmos inicio à nossa aventura! Começamos por ir para Valletta onde tem uma enorme rotunda de onde saem todos os autocarros para a ilha. Para quem gosta de autocarros antigos é um verdadeiro paraíso!

Aliás, o nosso meio de transporte durante a nossa estadia foi sempre o autocarro... para além de andarem por toda a ilha, o preço de cada viagem era baratíssimo... 0.47€ por viagem! Admito que antes de ir estive a trocar o meu dinheiro por moedas de propósito para as viagens! Não havia um autocarro igual, e todos eles eram "personalizados" pelos seus motoristas.

A minha primeira impressão sobre Malta não foi assim muito boa, cidades muito sujas, bastante poluição, estradas em péssimo estado e uns verdadeiros loucos ao volante! Mas mesmo assim... quero lá voltar!
A construção denota claramente uma influência do norte de África com cores de tom ocre e amarelos. Quanto à comida... bem... um dos meus maiores problemas quando viajo, mas desta vez fiquei surpreendido! Uma delícia! Comida mediterrânea! Massa de salmão, sopa de peixe, massada de polvo... qualquer coisa de fenomenal!

Claro que, não podiamos ir a Malta sem dar um pulinho ao Museu do Ar lá do sítio ( http://www.maltaaviationmuseum.com/ ), e... para um Museu pequeno tinha lá uma peças muito interessantes! Hurricane, Spitfire, G-91, DC-3, Vampire... o problema é que num dos hangares os aviões estão todos "amontoados"! Mesmo assim vale a pena visitar. Nesse dia acabamos por fazer amizade com um dos habiatantes da ilha e que era um grande entusiasta de aviação, o John. E porque é que falo nisto? Porque apanhamos uma valente seca no Museu com o nosso novo amigo! Tinhamos o nosso tempo contado mas graças ao John perdemos mais de uma hora! Mas admito que o senhor (já como so seus 70 e muito) era uma personagem muito simpática. Curioso, quando nos perguntou de onde vianhamos respondemos (obviamente) de Portugal e ele ficou a olhar para nós com cara de quem não sabia onde ficava! O nosso amigo John, um dos momentos mais hilariantes da nossa viagem!

No restante tempo que estivemos por lá ainda visitamos Sliema, Mdina, Rabat, Vittoriosa, Cospicua e Senglea.
Como brinde no último dia, no Aeroporto de Malta ainda conseguimos fotografar um An-124 da Antonov Design Bureau (pena ter sido através do vidro do avião... ficou uma treta).

Foram 3 dias excelentes que espero um dia voltar a repetir pois mesmo sendo uma ilha pequena ainda me faltou ver muita coisa.