segunda-feira, 20 de julho de 2009

Vigo AIRSHOW 2009

Praia, sol, aviões e céu azul é igual a… Vigo Airshow! Desde 2006 que vou a Vigo à praia do Samil para assistir a este fantástico Festival Aéreo. À semelhança dos anos anteriores a partida para Espanha é feita bem cedo (06h00 da matina) pois o festival começava as 09h30 (hora local) e a enchente na praia a isso nos obrigava.
Chegamos à praia do Samil dentro do horário previsto e já estava um verdadeiro caos! Sítio para estacionar o carro, nem vê-lo. Ao fim de uns minutos e muitas voltas lá conseguimos parquear a viatura longe do local da exibição, o que nos fez perder as duas primeiras exibições, Antonov-2 e Patrulha Milano 52.Felizmente chegamos no momento em que o Canadair começava a sua exibição de combate a incêndio, sendo este avião uma presença constante desde que vou ao Vigo Airshow.
De seguida temos as demonstrações SAR dos helicópteros Puma e Pesca 1. A máquina aqui não parou de fotografar… Admito que eram as demos que mais queria ver…
Entre as 19 exibições tenho que salientar ainda as do Harrier que demonstrou a sua performance sendo a de voo estacionário aquela que ainda me continua a surpreender; a da Patrulha Pioneer, que deram um grande show, e espero sinceramente tornar a ver uma exibição deles; Ramon Alonso mundialmente conhecido pelas suas acrobacias; a demonstração de performance por parte de um F-18 da Força Aérea Espanhola (soberbo) e a passagem (apesar de muito alta) do avião “surpresa”… o B-52! Claro que não podiam faltar as duas patrulhas acrobáticas portuguesas, Rotores e Asas. Exibições ao nível que nos têm habituado… muito boas… só lamento o facto da exibição dos Asas ser feita sempre tão longe. Uma nota negativa para a Learjet da USAF que sinceramente mais valia nem ter aparecido.
Por fim fizemos uma passagem rápida pelo Aeroporto de Vigo e ainda tivemos a sorte de apanhar os 2 Harrier da Armada Espanhola a saírem para o porta-aviões Príncipe das Astúrias.
Sem dúvida o Festival Aéreo de Vigo é um festival ao qual vale sempre a pena ir… sol, praia, céu azul e claro… aviões!